DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E VARIABILIDADE TEMPORAL DE FLEBOTOMÍNEOS NO CAMPUS DE CUIABÁ DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Autores

  • José Holanda Campelo Júnior School of Agronomy, Veterinary Medicine and Zootechnics, Federal University of Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brazil.
  • Rosina Djunko Miyazaki Institute of Biosciences, Federal University of Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brazil.
  • Ana Lúcia Maria Ribeiro Júlio Muller Teaching Hospital, Federal University of Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brazil.
  • Jorge Senatore Vargas Rodrigues Júlio Muller Teaching Hospital, Federal University of Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v43i4.33615

Palavras-chave:

Leishmaniose, vetor, dinâmica populacional, fatores abióticos

Resumo

Flebotomíneos são insetos vetores de Leishmanias para humanos e outros animais. O objetivo dotrabalho foi verificar a distribuição espacial e o efeito de alguns fatores abióticos sobre a abundânciae a variabilidade temporal de flebotomíneos no campus de Cuiabá da Universidade Federal de MatoGrosso (600.000 m2). Armadilhas CDC foram instaladas com distâncias entre si de 1.000 a 300 m,a 1,5 m de altura, das 17 h às 7 h, distribuídas em seis locais do campus para coletas mensais e emtrês dias consecutivos, de dezembro de 2008 a dezembro de 2011. Os flebótomos capturados vivosforam encaminhados ao Laboratório de Entomologia da UFMT, colocados em acetato de etila e, emseguida, foram triados sob observação em microscópio estereoscópico. Após esse procedimento,os insetos foram submetidos ao processo de clarificação e identificados. Os dados abióticos detemperatura e umidade relativa médias dos horários em que as armadilhas permaneceram nos locaisde coleta de insetos foram determinados com um termohigrômetro digital. Para avaliar o efeitodas variáveis abióticas sobre o número de insetos capturados, utilizou-se um modelo matemáticonão linear. Espécies de flebotomíneos com e sem a capacidade de transmissão das Leishmaniasforam capturadas no local durante o período estudado. A abundância de flebotomíneos apresentouvariabilidade espacial e temporal em razão de variáveis abióticas e de outras variáveis. As condiçõesmais favoráveis à ocorrência de flebotomíneos no local foram: temperatura de 23,2ºC e umidaderelativa de 70%. Temperaturas acima de 35°C ou abaixo de 18°C e umidade relativa inferior a 18%foram desfavoráveis para os flebotomíneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Holanda Campelo Júnior, School of Agronomy, Veterinary Medicine and Zootechnics, Federal University of Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brazil.

School of Agronomy, Veterinary Medicine and Zootechnics, Federal University of Mato Grosso,Cuiabá, MT, Brazil.

Rosina Djunko Miyazaki, Institute of Biosciences, Federal University of Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brazil.

Institute of Biosciences, Federal University of Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brazil.

Ana Lúcia Maria Ribeiro, Júlio Muller Teaching Hospital, Federal University of Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brazil.

Júlio Muller Teaching Hospital, Federal University of Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brazil.

Jorge Senatore Vargas Rodrigues, Júlio Muller Teaching Hospital, Federal University of Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brazil.

Júlio Muller Teaching Hospital, Federal University of Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brazil.

Downloads

Publicado

2015-01-15

Como Citar

CAMPELO JÚNIOR, J. H.; MIYAZAKI, R. D.; RIBEIRO, A. L. M.; RODRIGUES, J. S. V. DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E VARIABILIDADE TEMPORAL DE FLEBOTOMÍNEOS NO CAMPUS DE CUIABÁ DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 43, n. 4, p. 470–482, 2015. DOI: 10.5216/rpt.v43i4.33615. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/33615. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES