DIAGNÓSTICO PARASITOLÓGICO E MOLECULAR DE ENTEROPARASITOS ENTRE CRIANÇAS RESIDENTES E FUNCIONÁRIOS DE UMA INSTITUÇÃO BENEFICENTE PARA MENORES NO MUNICÍPIO DE NITERÓI-RJ, BRASIL

Autores

  • Roberta de Oliveira Leite Laboratório de Parasitologia, Departamento de Patologia, Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.
  • Helena Keiko Toma Laboratório de Diagnóstico Molecular e Hematologia, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.
  • Yara Leite Adami Laboratório de Parasitologia, Departamento de Patologia, Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v43i4.33609

Palavras-chave:

Parasitos, fezes, Entamoeba histolytica, diagnóstico, ELISA, PCR.

Resumo

Os enteroparasitos são causa importante de agravos à saúde humana e podem interferir deforma significativa no desenvolvimento infantil. Embora as formas de transmissão sejam bemdocumentadas, a desinformação e as precárias condições socioeconômicas de alguns segmentos dapopulação ainda são fatores que contribuem para a manutenção de parasitos no País, viabilizandoa transmissão. Este estudo foi realizado entre crianças residentes e funcionários de uma instituiçãofilantrópica religiosa, situada na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, consistindo em um ciclo depalestras educativas, seguido da coleta de amostras fecais para diagnóstico coproparasitológico.Foram coletadas 68 amostras fecais frescas e encontrados enteroparasitos em 41 delas (60%),sendo o Blastocystis hominis o parasito mais prevalente (44%). Adicionalmente, sete amostrasforam positivas para o complexo Entamoeba histolytica/E. dispar, sendo uma confirmada comoE. histolytica pelo ELISA para pesquisa de coproantígeno. Em 37 amostras de fezes foi pesquisadaa presença de E. histolytica e E. dispar pela técnica de Nested-PCR. Entre essas, 12 (32%)amplificaram um fragmento de 195 pb quando utilizados primers específicos para E. dispar, nãohavendo amplificação de qualquer produto com os primers de E. histolytica. Estudo feito no entornoda instituição revelou acúmulo de lixo e a presença de saídas de esgoto no peridomicílio, as quaisdesembocavam nas proximidades da área de lazer das crianças. É possível que esses pontos sejamresponsáveis pela contaminação do solo e mesmo incriminados como uma das possíveis fontes deinfestação para as crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta de Oliveira Leite, Laboratório de Parasitologia, Departamento de Patologia, Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Laboratório de Parasitologia, Departamento de Patologia, Faculdade de Medicina da UniversidadeFederal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Helena Keiko Toma, Laboratório de Diagnóstico Molecular e Hematologia, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Laboratório de Diagnóstico Molecular e Hematologia, Departamento de Análises Clínicas eToxicológicas, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Yara Leite Adami, Laboratório de Parasitologia, Departamento de Patologia, Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Laboratório de Parasitologia, Departamento de Patologia, Faculdade de Medicina da UniversidadeFederal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-01-15

Como Citar

LEITE, R. de O.; TOMA, H. K.; ADAMI, Y. L. DIAGNÓSTICO PARASITOLÓGICO E MOLECULAR DE ENTEROPARASITOS ENTRE CRIANÇAS RESIDENTES E FUNCIONÁRIOS DE UMA INSTITUÇÃO BENEFICENTE PARA MENORES NO MUNICÍPIO DE NITERÓI-RJ, BRASIL. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 43, n. 4, p. 446–458, 2015. DOI: 10.5216/rpt.v43i4.33609. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/33609. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES