ALTERAÇÕES TEGUMENTARES EM DUAS DIFERENTES LINHAGENS DE Schistosoma mansoni SUBMETIDAS A TRATAMENTO COM ARTEMISININA E ÁCIDO ARTESÚNICO

Autores

  • Tarsila Ferraz Frezza
  • Claudineide Nascimento Fernandes de Oliveira
  • Tamy Midori Banin
  • Vera Lúcia Garcia Rehder
  • Sinésio Boaventura Jr
  • Silmara Marques Allegretti

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v42i3.26930

Palavras-chave:

Schistosoma mansoni, Linhagens BH e SJ, Artemisinina, Ácido Artesúnico, Microscopia Eletrônica de Varredura

Resumo

Diferentes linhagens de Schistosoma mansoni podem responder de formas distintas a tratamentos experimentais. Portanto, ensaios com potenciais fármacos esquistossomicidas necessitam ser realizados com várias linhagens. Este trabalho visou analisar as alterações causadas por diferentes concentrações de artemisinina e ácido artesúnico, administradas em diferentes dias, sobre o tegumento de adultos de S. mansoni de duas linhagens brasileiras (BH e SJ), utilizando-se microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os camundongos infectados foram tratados com 300 e 500 mg/kg de artemisinina ou ácido artesúnico, 30 ou 45 dias após a infecção. Após 15 dias do tratamento, os vermes foram analisados pela MEV. A destruição do tegumento foi observada em machos e fêmeas nos dois dias de tratamento com ambos os compostos, mas observou-se que o ácido artesúnico provocou uma destruição mais intensa. O tratamento realizado com 500 mg/g de ácido artesúnico contra parasitos da linhagem BH, 30 dias após a infecção, mostrou ser o mais efetivo, resultando em erosão, descamação, destruição das estruturas sensoriais e formação de vesículas nos machos e nas fêmeas. Ficou evidenciado que as linhagens BH e SJ apresentaram alterações tegumentares diferentes quanto à intensidade, com ambos os compostos. No entanto, a destruição do tegumento foi mais intensa na linhagem BH, especialmente com o ácido artesúnico, o que demonstrou maior suscetibilidade desta linhagem a esse tratamento experimental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

FREZZA, T. F.; FERNANDES DE OLIVEIRA, C. N.; BANIN, T. M.; GARCIA REHDER, V. L.; BOAVENTURA JR, S.; ALLEGRETTI, S. M. ALTERAÇÕES TEGUMENTARES EM DUAS DIFERENTES LINHAGENS DE Schistosoma mansoni SUBMETIDAS A TRATAMENTO COM ARTEMISININA E ÁCIDO ARTESÚNICO. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 42, n. 3, 2013. DOI: 10.5216/rpt.v42i3.26930. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/26930. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES