A PROVA DA COAGULASE RELACIONADA AO MEIO DE CULTIVO DE STAPHYLOCOCCUSAUREUS CONTENDO DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE CLORETO DE SÓDIO

Autores

  • Rosana Gleicy de Paiva

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v20i1.20127

Resumo

A realização deste trabalho teve como principal objetivo observar, em 45 amostras de Siaphyhcoccusaureus,influências significativas nos resultados dos testes de coagulase em tubo usando diferentesmeios de cultivo com variadas concentrações de NaCl.A prova da coagulase em tubo tem sido alvo de comparações frente aos mais novosmétodos, tendo sempre se destacado como sendo um teste de grande eficiência na identificaçãodos Siaphylococcus aureus (l, 9,11).Os resultados da plasmocoagulase em tubos, em diferenles meios de cultivo, sofrem alleraçõestanto em relação ao tempo necessário para que a coagulação se processe, como também no resultadofinal do teste, podendo apresentar um percentual significativo de resultados falsos-negativos.Sendo, portanto, motivo de tantas divergências na determinação do meio de cultivo ideal para a retiradado inoculo utilizado na realização do Teste de Coagulase.Através dos resultados, os autores perceberam que as amostras de Siaphylococcus (estadasapresentavam resultados positivos em menor tempo e sem falsos-negativos quando utilizavam, para arealização do teste de inoculo, meios de cultivo com baixa concentração de NaCl (Ágar simplrs. 0,5%,2,5% e 3,5% NaCl) ou sem interferência de NaCl) (Ágar sangue - 10% sangue de coelho).O ágar manitol foi o meio de cultivo para as amostras de Siaphylococcus aureus que apresenl.iram percentuais falsos-negativos (16% das amostras) em maior número. Não demonstrando ser meiode cultivo seguro para a obtenção de inoculo para a plamocoagulase.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PAIVA, R. G. de. A PROVA DA COAGULASE RELACIONADA AO MEIO DE CULTIVO DE STAPHYLOCOCCUSAUREUS CONTENDO DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE CLORETO DE SÓDIO. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 20, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/rpt.v20i1.20127. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/20127. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES