LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DA CANDIDÍASE VULVOVAGINAL EM LAUDOS CITOPATOLÓGICOS REALIZADOS DURANTE SEIS ANOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Autores

  • Dariane Castro Pereira
  • Luana Taís Hartmann Backes
  • Luciane Noal Calil
  • Alexandre Meneghello Fuentefria

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v41i2.19324

Palavras-chave:

Candida, Candidíase vulvovaginal, Epidemiologia.

Resumo

Candidíase Vulvovaginal (CVV) é uma infecção vaginal comum. O constante aumento da incidência da doença pode estar associado a fatores como idade, infecção por HIV, diabetes, uso de métodos hormonais de contracepção e alterações citopatológicas. O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de Candida sp. em amostras de secreção vaginal no estado do Rio Grande do Sul, no período de 2005 a 2010. Trata-se de um estudo retrospectivo e observacional, por meio do qual foram avaliados 121.328 relatórios médicos de citopatologia num período de seis anos. Foram constatados 8.582 (7,1%) casos positivos de Candida sp.. A idade média das pacientes era de 35 anos. Mais da metade das pacientes (53%) usavam anticoncepcional oral e, em 49% dos casos, verificou-se a existência de alterações no colo do útero. A continuidade da investigação epidemiológica é necessária para o acompanhamento das tendências ao longo dos anos e para uma melhor compreensão dos fatores que predispõem à CVV no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PEREIRA, D. C.; BACKES, L. T. H.; CALIL, L. N.; FUENTEFRIA, A. M. LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DA CANDIDÍASE VULVOVAGINAL EM LAUDOS CITOPATOLÓGICOS REALIZADOS DURANTE SEIS ANOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 41, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/rpt.v41i2.19324. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/19324. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES