A INFLUENCIA DA DENSIDADE POPULACIONAL E A INGESTÃO DE ALIMENTOS NA BIOLOGIA REPRODUTIVA DA Biomphalaria glabrata (Mollusca) E DA QUANTIDADE DE CÁLCIO EM CARAMUJOS EXPERIMENTALMENTE INFECTADOS COM Schistosoma mansoni (Trematoda)

Autores

  • Ronaldo de Carvalho Augusto
  • Aline Cristina da Silva Magalhães
  • Clélia Christina Mello-Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v41i1.17798

Palavras-chave:

Biomphalaria glabrata, Schistosoma mansoni, Taxa de sobrevivência, Taxa de oviposição, Eliminação de cercárias.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo avaliar a influência da densidade populacional e da ingestão de alimento na sobrevivência e atividade reprodutiva de Biomphalaria glabrata não infectada e o efeito do carbonato de cálcio na emergência de cercárias de caramujos experimentalmente infectados, a fim de definir condições para maximizar a criação e a produção de cercárias em futuros estudos sobre esse modelo. Os resultados observados nesse estudo indicam que o aumento da densidade populacional tem efeito negativo sobre a sobrevivência e atividade reprodutiva de B. glabrata e a quantidade de alface fresca oferecida aos caramujos altera o número de ovos postos por molusco. Foi observada correlação significativa entre a quantidade de comida ingerida por dia e o número de ovos produzidos por molusco, bem como o número de massas ovígeras e ovos por massa ovígera.
Além disso, a sobrevivência dos caramujos infectados foi diretamente associada a quantidade de carbonato de cálcio e a emergência de cercárias foi inversamente proporcional a quantidade de carbonato de cálcio. Esse estudo auxilia na compreensão da influência da densidade populacional e a ingestão de alimento na biologia reprodutiva de moluscos mantidos em colônias. Em relação à emergência de cercárias, suplementos de cálcio não devem ser adicionados nos criadouros de caramujos infectados com Schistosoma mansoni, tendo em vista que essa ação diminui a quantidade de cercárias eliminadas por caramujo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

AUGUSTO, R. de C.; MAGALHÃES, A. C. da S.; MELLO-SILVA, C. C. A INFLUENCIA DA DENSIDADE POPULACIONAL E A INGESTÃO DE ALIMENTOS NA BIOLOGIA REPRODUTIVA DA Biomphalaria glabrata (Mollusca) E DA QUANTIDADE DE CÁLCIO EM CARAMUJOS EXPERIMENTALMENTE INFECTADOS COM Schistosoma mansoni (Trematoda). Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 41, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rpt.v41i1.17798. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/17798. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES