AVALIAÇÃO PARASITOLÓGICA DE ALFACES (Lactuca sativa) COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA, MATO GROSSO, BRASIL

Autores

  • Juliana Jardini Brandão Ferro
  • Julia Maria Costa-Cruz
  • Ivanildes Solange da Costa Barcelos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v41i1.17745

Palavras-chave:

Alface, Contaminação, Alimento, Parasitos.

Resumo

A contaminação de hortaliças por parasitos pode ser um fator de risco à saúde. Este estudo tevecomo objetivos verificar a ocorrência de parasitos e avaliar as condições higiênico-sanitárias dealfaces (Lactuca sativa) comercializadas no município de Tangará da Serra, estado de Mato Grosso,no período de dezembro de 2006 a abril de 2007. Cem exemplares de alface comercializadas nafeira municipal foram submetidos ao método de sedimentação espontânea. Constataram-se 11%de positividade para espécies de importância médica (Strongyloides spp., Toxocara sp., Fasciolahepatica e Entamoeba coli) e 71% para espécies de vida livre. A água predominante na irrigaçãoera de poço artesiano (59,1%) e as hortaliças eram transportadas predominantemente em veículosabertos (77,2%). A eliminação de dejetos em fossas sanitárias foi verificada em 86,4% daspropriedades e o uso de fezes de animais na adubação foi relatado por 100% dos produtores, portantoas amostras de alface foram consideradas inadequadas para o consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

FERRO, J. J. B.; COSTA-CRUZ, J. M.; BARCELOS, I. S. da C. AVALIAÇÃO PARASITOLÓGICA DE ALFACES (Lactuca sativa) COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA, MATO GROSSO, BRASIL. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 41, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rpt.v41i1.17745. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/17745. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES