Inquérito parasitológico em manipuladores de alimentos em João Pessoa, PB, Brasil

Autores

  • Vinicíus Medeiros Magalhães
  • Adriana Gomes Carvalho
  • Francisca Inês de Sousa Freitas

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v39i4.13069

Palavras-chave:

Enteroparasitoses, Manipuladores de alimentos, Protozoários.

Resumo

As diversas enteroparasitoses podem ser veiculadas mediante alimentos e água contaminados por cistos e oocistos de protozoários e ovos de helmintos. Além disso, as mãos do homem constituem-se como um dos vetores do processo de contaminação dos alimentos. Assim, o presente estudo tem por objetivo traçar o perfil parasitológico dos manipuladores de alimentos do Restaurante Universitário
(RU) e do Refeitório Universitário Lauro Wanderley (RULW), ambos de uma Universidade Pública do Estado da Paraíba. Este estudo contou com uma amostra de 67 manipuladores de alimentos, sendo desenvolvido em três etapas. Durante a primeira etapa, aplicou-se uma ficha epidemiológica. Na segunda, o material fecal foi analisado pela técnica de Hoffmann, Pons e Janner. A terceira etapa consistiu na entrega dos laudos para a nutricionista responsável e na realização de palestras educativas. Mediante exames coproparasitológicos, constatou-se que 52% dos manipuladores investigados em ambos os restaurantes estavam parasitados, particularmente com espécies de transmissão fecal-oral e por geohelmintos. O perfil parasitológico encontrado foi o seguinte: Endolimax nana (27%), Entamoeba histolytica/E. dyspar (10%), Entamoeba coli (9%), Iodamoeba butschlii (1%), Strongyloides stercoralis (2%), Ancylostomidae (1%), Ascaris lumbricoides (1%) e Trichuris trichiura (1%). Portanto, faz-se necessária a adoção de capacitações específicas aos trabalhadores para a realização de procedimentos sanitários adequados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-01-31

Como Citar

MAGALHÃES, V. M.; CARVALHO, A. G.; FREITAS, F. I. de S. Inquérito parasitológico em manipuladores de alimentos em João Pessoa, PB, Brasil. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 39, n. 4, p. 335–342, 2011. DOI: 10.5216/rpt.v39i4.13069. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/13069. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

NOTA / SHORT COMMUNICATION