Inquérito preliminar de Trichomonas vaginalis em população feminina e fatores de risco associados em Unidade de Atendimento público no município de Uberlândia-MG

Autores

  • Daliane Faria Grama
  • Leonardo da Silva Casarotti
  • Jean Ezequiel Limongi
  • Ana Lázara Silva
  • João da Costa Viana
  • Fabíola Corrêa da Costa
  • Elaine Silva Marques Faria
  • Márcia Cristina Cury

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v39i2.10726

Palavras-chave:

Trichomonas vaginalis, Prevalência, Mulheres, Fatores de Risco.

Resumo

Trichomonas vaginalis

 

 

é o agente etiológico da tricomonose, sendo transmitido sexualmente ou por meio de fômites contaminados. O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência do parasito, identificando os possíveis fatores de risco associados à infecção. Amostras de secreções vaginais de 157 mulheres procedentes da Unidade de Atendimento Integrado, em Uberlândia-MG, foram coletadas e questionários epidemiológicos foram aplicados com o intuito de se conhecer variáveis socioeconômicas e hábitos comportamentais. Foram coletadas duas amostras individuais de cada paciente, as quais foram analisadas por meio de exame direto a fresco, cultura e Papanicolaou. Do total, nove (5,7%) mulheres apresentaram o parasito, sendo encontrada maior prevalência da infecção entre as casadas, negras, morenas ou pardas e com idade média de 37 anos, apesar de  não ser estatisticamente significante (p>0,05). A baixa escolaridade, a fase do ciclo menstrual e a presença de sinais clínicos foram variáveis associadas à infecção (p<0,05). Na comparação entre os métodos diagnósticos, o exame direto a fresco e a cultura mostraram concordância de 100% e apresentaram sensibilidade maior do que o Papanicolaou. Esses fatores constituem informações importantes no estudo socioepidemiológico envolvendo o parasito e são fundamentais para o controle da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-08-04

Como Citar

GRAMA, D. F.; CASAROTTI, L. da S.; LIMONGI, J. E.; SILVA, A. L.; VIANA, J. da C.; COSTA, F. C. da; FARIA, E. S. M.; CURY, M. C. Inquérito preliminar de Trichomonas vaginalis em população feminina e fatores de risco associados em Unidade de Atendimento público no município de Uberlândia-MG. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 39, n. 2, p. 91–104, 2010. DOI: 10.5216/rpt.v39i2.10726. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/10726. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES