A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL

Autores

  • Érico Ribas Machado Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.40790

Palavras-chave:

Educação Popular, Educação Social, Pedagogia Social, América Latina

Resumo

Este trabalho apresenta as análises de parte dos dados levantados para realização da pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar o processo de internacionalização e de consolidação da Pedagogia Social como área de conhecimento das Ciências da Educação na Espanha e o processo, mais recente, de construção da Pedagogia Social no Brasil. Ambos os países buscam compreender a Pedagogia Social como a abordagem científica para a Educação Social. A pesquisa se configura como qualitativa, com uma abordagem comparativa, e que adicionalmente, utiliza a perspectiva da triangulação de metodologias. As constatações identificam a constituição de uma perspectiva própria de Pedagogia Social pautada na Educação Popular do contexto latino-americano. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érico Ribas Machado, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor Adjunto no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social - NUPEPES.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

RIBAS MACHADO, Érico. A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 705–724, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i3.40790. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40790. Acesso em: 20 abr. 2024.