A EAD ONLINE E O MITO DA PASSIVIDADE

Autores

  • Lílian do Valle Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Estrella Bohadana Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.20725

Palavras-chave:

Ead on-line. Passividade e atividade. Formação humana e iniciativa.

Resumo

Um discurso bastante recorrente nos textos sobre a Ead on-line defende que uma das grandes virtudes da nova modalidade seria sua capacidade de introduzir a “atividade” ali onde sempre reinou a “passividade” na educação. A lógica então desenvolvida é relativamente simplória: ao “ensino tradicional” estaria necessariamente associado um vicioso tratamento do aluno, reduzido, em cada circunstância, à ausência de toda e qualquer iniciativa. Mas que poderia signi?car, para o humano, essas duas expressões, atividade e passividade, assim contrapostas – como se a presença de uma necessariamente implicasse a ausência de outra? Ao que corresponde esse modelo antropológico, implicitamente avalizado pelos mais diferentes discursos sobre a EAD on-line?

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Publicado

2012-10-19

Como Citar

VALLE, L. do; BOHADANA, E. A EAD ONLINE E O MITO DA PASSIVIDADE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 255–266, 2012. DOI: 10.5216/ia.v37i2.20725. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20725. Acesso em: 23 abr. 2024.