A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA

Autores

  • Andreia Aparecida Marin

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v31i2.1260

Resumo

A educação ambiental tem como desafios a sensibilização e o despertar da reflexividade de um ser humano que precisa repensar sua relação com o ambiente e os valores que a permeiam. A necessidade estética é uma importante dimensão humana que, ao ser estimulada pela educação, pode despertar a eticidade. No presente ensaio teórico, é apresentado um caminho reflexivo que parte da busca de similitudes nos desenvolvimentos histórico e epistemológico da educação estética e da educação ambiental. Também se faz referência ao despertar da ética pelo reforço da afetividade e pelo valor do belo. As reflexões são desenvolvidas com base nos referenciais da fenomenologia, da teoria crítica e da arte-educação.

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Publicado

2007-08-08

Como Citar

MARIN, A. A. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMINHOS DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 277–290, 2007. DOI: 10.5216/ia.v31i2.1260. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1260. Acesso em: 25 abr. 2024.