PARASITOLOGIA AMBIENTAL: MÉTODOS DE CONCENTRAÇÃO E DETECÇÃO DE Cryptosporidium spp. E Giardia spp. EM AMOSTRAS DE ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v41i2.19320Palavras-chave:
Água, Cryptosporidium, Giardia, Métodos de Detecção.Resumo
A transmissão de protozoários patogênicos pela água é um dos mais relevantes problemas de saúde pública na atualidade. Numerosos surtos epidêmicos causados pelos protozoários Giardia e Cryptosporidium ocorreram ao redor do mundo em passado recente. Entretanto, os métodosutilizados para a detecção de cistos e oocistos em amostras de água são influenciados por características físico-químicas da matriz de água, como a turbidez. Esta revisão apresenta uma
análise crítica das diferentes metodologias de concentração de cistos de Giardia e de oocistos de Cryptosporidium em amostras de águas destinadas ao consumo humano. A implantação do monitoramento desses protozoários é uma necessidade no Brasil dada a recente revisão da Portaria nº 518 do Ministério da Saúde.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.