Características sociodemográficas e clínicas das internações psiquiátricas de mulheres com depressão

Autores

  • Richardson Miranda Machado Universidade Federal de São João Del Rey
  • Sabrina Aparecida Batista Maia de Oliveira Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação Educacional de Divinópolis
  • Vanessa Guimarães Delgado Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação Educacional de Divinópolis

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.14564

Palavras-chave:

Depressão, Hospitalização, Saúde da Mulher, Enfermagem Psiquiátrica

Resumo

RESUMO

Estudo retrospectivo e exploratório, realizado com objetivos de identificar e analisar características sociodemográficas e clínicas de internações psiquiátricas de mulheres acometidas por depressão. O estudo foi realizado a partir do Sistema de Internações Hospitalares de um serviço especializado. A amostra foi constituída por 24.161 pacientes admitidos; 1.160 tiveram diagnóstico de depressão (4,8%), com predominância do sexo feminino (761-65,6%), faixa etária de 41 a 50 anos (194-25,4%), procedentes para internação de diferentes serviços de saúde (273-35,8%), com tempo de internação de 60 dias (311-40,8%), altas médicas (687-90,2%), uma internação hospitalar (661-86,8%) e internações pagas pelo Sistema Único de Saúde (633-83,2%). Os aspectos biológicos (hormonais), culturais (papel da mulher na sociedade), automedicação, diagnóstico tardio e coocorrência com outras doenças foram os principais fatores relacionados ao acometimento por depressão pelas mulheres e internação. Tais aspectos devem direcionar uma melhor abordagem do cuidado e promoção da saúde mental.

Descritores: Depressão; Hospitalização; Saúde da Mulher; Enfermagem Psiquiátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richardson Miranda Machado, Universidade Federal de São João Del Rey

Enfermeiro, Doutor em Psiquiatria. Professor Adjunto da Universidade Federal de São João Del Rey. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: richardson@usp.br.

Sabrina Aparecida Batista Maia de Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação Educacional de Divinópolis

Enfermeira. Enfermeira da Fundação Educacional de Divinópolis/Universidade do Estado de Minas Gerais (FUNEDI/UEMG). Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: sabrinaoliveira@uemg.br.

Vanessa Guimarães Delgado, Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação Educacional de Divinópolis

Enfermeira. Enfermeira da FUNEDI/UEMG. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: vanessagdelgado@uemg.br.

Downloads

Publicado

31/03/2013

Como Citar

1.
Machado RM, Oliveira SABM de, Delgado VG. Características sociodemográficas e clínicas das internações psiquiátricas de mulheres com depressão. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2013 [citado 29º de março de 2024];15(1):223-32. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/14564

Edição

Seção

Artigo Original