1.0 mais do que 2.0? O uso tradicional de suportes inovadores nas campanhas eleitorais

Autores

  • Rui Alexandre Novais Universidade do Porto e Universidade do Minho
  • Viviane Afonso de Araújo Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v15i1.20669

Palavras-chave:

Twitter, eleições presidenciais, campanha pós-moderna, Portugal, Brasil, participação política, interatividade

Resumo

Este estudo propõe a análise comparativa das campanhas on-line à presidênciada República do Brasil (2010) e de Portugal (2011), com o intuito de determinarse os dois candidatos mais bem colocados nas intenções de voto em ambos os países lograram obter o melhor aproveitamento dos recursos de comunicaçãode campanha pós-moderna, ou da era 2.0. Baseado em uma análise de conteúdo dos tweets dos candidatos no primeiro turno das campanhas nos respetivos países, constatou-se que o Twitter foi primordialmente utilizado como ferramenta de aproximação e comunicação com o eleitor. Na verdade,conclui-se que ainda não se pode falar em uma evolução integral para a terceira era das campanhas políticas, uma vez que os candidatos desperdiçaram o potencial de comunicação bidirecional proporcionado pela interatividadedo ambiente digital em detrimento de uma utilização da ferramenta on-line apenas como forma de divulgar as respectivas agendas e propostas. Tal utilização seletiva e instrumental foi feita com o intuito de aumentar a sua visibilidade,mantendo a máxima do período moderno das campanhas baseadas na comunicação orientada no sentido de um para muitos.

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Publicado

2012-10-17

Como Citar

NOVAIS, R. A.; DE ARAÚJO, V. A. 1.0 mais do que 2.0? O uso tradicional de suportes inovadores nas campanhas eleitorais. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 15, n. 1, p. DOI: 10.5216/sec.v15i1.20669, 2012. DOI: 10.5216/sec.v15i1.20669. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/20669. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê