DESAFIOS E DILEMAS DA PESQUISA EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

MUNIR JORGE FELÍCIO

Resumo


Para compreender os desafios e dilemas da pesquisa em Ciências Ambientais esse texto inicia observando as orientações da Coordenação de Área de Ciências Ambientais – CACiamb. O trabalho do pesquisador interdisciplinar terá, como ponto de partida, a demanda externa como parte das problemáticas ambientais atuais presentes em qualquer escala. Está imbricada nessa demanda externa a concepção de desenvolvimento sem se descuidar dos princípios de sustentabilidade desenvolvendo análises e criando compreensão com o pensamento sistêmico. A análise de três dissertações de mestrado propiciará o debate teórico perseguindo as ações do pesquisador interdisciplinar e a importância de sua tarefa com o desenvolvimento do saber ambiental. O saber ambiental será o resultado do processo de transição do pensamento mecanicista para o pensamento sistêmico na medida em que for deixada a concepção de ciência como um caminho seguro e sem desvios, para a concepção de ciência como uma rede com níveis sistêmicos interconectados.


Texto completo:

PDF

Referências


BROCHARD, Victor. Sobre o erro. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 2008.

CARSON, Rachel. Primavera Silenciosa. 3ª reimp. São Paulo: Editora Gaia, 2013.

COIMBRA, José de Ávila Aguiar. Considerações sobre a Interdisciplinaridade. In:PHILIPPI JUNIOR, A; TUCCI, Carlos E.M; HOGAN, Daniel J.; NAVEGANTES, Raul. (editores). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editoras, p. 52-70. 2000.

HEISENBERG, Werner. A Parte e o Todo. Encontros e conversas sobre física, filosofia, religião e política. 5ª reimp. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.

JUDAI, Meire Aparecida. Estudo dos limiares auditivos em frequências convencionais e altas frequências em moradores e trabalhadores expostos a praguicidas na Região do Pontal do Paranapanema, Estado de São Paulo, Brasil. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional). PPG em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Faculdade – MMADRE - Universidade do Oeste Paulo – UNOESTE, Presidente Prudente (SP). 144f. 2015.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1985

LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. 13ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

OSCO, Lucas Prado. Degradação Geoecológica por Aterros de Resíduos Sólidos: estudo aplicado à UGRHI – 22 e ao Lixão de Pirapozinho – SP. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional). PPG em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Faculdade – MMADRE - Universidade do Oeste Paulo – UNOESTE, Presidente Prudente (SP). 230p. 2015.

OLIVEIRA, Rodrigo Coladello de. Escolha de Área para Aterro Sanitário em Meios Porosos: o Caso do Município de Anhumas (SP). Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional). PPG em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Faculdade – MMADRE - Universidade do Oeste Paulo – UNOESTE, Presidente Prudente (SP). 185p. 2015.

PIGNATI, Wanderley; OLIVEIRA, Noemi Pereira; SILVA, Ageo Mário Cândido da. Vigilância aos agrotóxicos: quantificação do uso e previsão de impactos na saúde-trabalho-ambiente para os municípios brasileiros. Ciência& Saúde Coletiva, vol.19 nr. 12, p. 4669-4678, Rio de Janeiro, 2014.

PLOEG, Jan Douwe van der. Camponeses e Impérios Alimentares. Lutas por autonomia e sustentabilidade na Era da Globalização. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i27.44033

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

REVISTA INDEXADA EM: | GeoDados | Latindex | PKP Open Archives Harvester |sumarios.org|e-Revistas| LiVre!|DOAJ 

 

Resultado de imagem para imagens cnpq

 

APOIO

Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal de Goiás.

Programa de Apoio às Publicações Periódicas Científicas da UFG (PROAPUPEC).

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás.

 

CONTATO/ENDEREÇO

Universidade Federal de Goiás

Campus Jataí - Unidade Riachuelo - Coordenação de Geografia

Rua Riachuelo, nº 1.530, Setor Samuel Graham - Jataí-GO – Caixa Postal - 03, CEP-75804-020

Fone: (64)3606-8136

E-mail: geoambienteonline@yahoo.com.br