ANÁLISE AMBIENTAL DA BACIA hidrográfica DO CORREGO DA ONÇA, NO MUNICÍPIO DE JATAÍ - GO

Autores

  • Susy Ferreira de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Hildeu Ferreira da Assunção Ferreira da Assunção Universidade Federal de Goiás
  • Valter Antonio Becegato Universidade do Estado de Santa Catarina
  • William César Polônio Machado César Polônio Machado Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i10.25957

Palavras-chave:

relevo, solos, material erodido, bacia hidrográfica

Resumo

Objetivou-se analisar o estádio de evolução do relevo e da erosão na bacia hidrográfica do córrego da Onça, localizada no município de Jataí (GO). Foram utilizadas técnicas de análise do relevo por meio de integrais hipsométricas e volumétricas, relação de material erodido, análise morfométrica e parâmetros sedimentológicos, para prognosticar o desencadeamento de processos erosivos. Os resultados mostraram que a bacia hidrográfica apresenta maior predisposição à instabilidade de encostas, com maior porcentagem de material removido entre as cotas de 750 e 850 metros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hildeu Ferreira da Assunção Ferreira da Assunção, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1990), mestrado em Agronomia (Agrometeorologia) Esalq pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Radiometria e modelagem, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação digital, monitoramento ambiental, pluviometria e energia da biomassa.

Valter Antonio Becegato, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutorado em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de impacto ambiental (EIA/Rima), geofísica amplicada ao meio ambiente, solos e água.

Downloads

Como Citar

OLIVEIRA, Susy Ferreira de; ASSUNÇÃO, Hildeu Ferreira da Assunção Ferreira da; BECEGATO, Valter Antonio; MACHADO, William César Polônio Machado César Polônio. ANÁLISE AMBIENTAL DA BACIA hidrográfica DO CORREGO DA ONÇA, NO MUNICÍPIO DE JATAÍ - GO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 10, p. 01–24 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i10.25957. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/25957. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos