Promoção do aleitamento materno no ensino fundamental: revisão integrativa

Fernanda Demutti Pimpão Martins, Luciana Pedrosa Leal, Tatiane Gomes Guedes, Marly Javorski, Cleide Maria Pontes

Resumo


Estudo com o objetivo de analisar as abordagens sobre a promoção do aleitamento materno no ensino fundamental. Revisão integrativa realizada na BVS, PUBMED, SCOPUS, CINAHL, COCHRANE e SciELO, sendo encontradas 1.598 publicações e sete selecionadas para a amostra final. Categorias identificadas - Abordagens sobre o conhecimento, percepções, crenças e experiências de aleitamento materno na perspectiva das crianças: as entrevistas revelaram conhecimentos e crenças desfavoráveis à amamentação; -  Abordagem do conteúdo de promoção do aleitamento materno no ensino fundamental: o conteúdo é abordado superficialmente nos livros didáticos e os educadores afirmam não ministrá-lo em aula. A abordagem da amamentação no ensino fundamental demonstrou-se variada, porém, reduzida, especialmente em relação às intervenções educativas. Ao enfermeiro cabe ampliar essa abordagem, com metodologias ativas e lúdicas, com vistas a impactar no futuro das próximas gerações.

Palavras-chave


Aleitamento Materno; Promoção da Saúde; Ensino Fundamental e Médio; Enfermagem Obstétrica

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DOI: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v18.40682

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