Clima de segurança do paciente em unidades de clínica médica e cirúrgica

Autores

  • Maria Helena Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Thuanne Cristina Sousa e Aleixo
  • Karoline Faria de Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde
  • Kleiton Gonçalves do Nascimento Universidade de Uberaba
  • Márcia Marques dos Santos Felix Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde
  • Elizabeth Barichello Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.39763

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Gestão da Segurança, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Estudo transversal, analítico e quantitativo, que objetivou avaliar o clima de segurança do paciente na perspectiva dos profissionais da equipe de Enfermagem dos setores de Clínica Médica e Cirúrgica. Participaram 52 profissionais. Os dados foram coletados utilizando-se o Safety Attitudes Questionnaire. Para análises foram utilizados os testes t de Student, análise de variância e correlação de Sperman (?= 0,05). O escore geral médio do instrumento foi 66,94 pontos. O domínio com melhor escore foi “percepção da gerência” (84,60) e os domínios com menor escore foram “condições de trabalho” (60,15) e “percepção do estresse” (55,59). Houve diferenças estatisticamente significantes entre os sexos, nível de escolaridade com o domínio Clima de Segurança. Não houve relação entre a atuação profissional, vínculo empregatício e categoria profissional. Observaram-se fragilidades na percepção da equipe em relação ao clima de segurança, o que remete à necessidade de instituição de estratégias para promoção de um ambiente seguro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto. Professora Associado da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: mhelena331@hotmail.com.

Thuanne Cristina Sousa e Aleixo

Enfermeira. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: thuanne_tcsa@hotmail.com.

Karoline Faria de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde

Enfermeira, Mestre em Atenção à Saúde. Discente do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde, nível Doutorado, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: karol_fmtm2005@yahoo.com.br.

Kleiton Gonçalves do Nascimento, Universidade de Uberaba

Enfermeiro, Mestre em Atenção à Saúde. Professor Convidado da Universidade de Uberaba. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: kleiton_uniube@yahoo.com.br.

Márcia Marques dos Santos Felix, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Fundamental. Discente do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde, nível Doutorado, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: mm-sf@hotmail.com.

Elizabeth Barichello, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: lizabarichello@hotmail.com.

Publicado

28/11/2016

Como Citar

1.
Barbosa MH, Aleixo TCS e, Oliveira KF de, Nascimento KG do, Felix MM dos S, Barichello E. Clima de segurança do paciente em unidades de clínica médica e cirúrgica. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 28º de novembro de 2016 [citado 29º de março de 2024];18:e1183. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/39763

Edição

Seção

Artigo Original