Intervenções de enfermagem para promoção do autocuidado de pessoas com diabetes tipo 2: revisão integrativa

Autores

  • Glória Yanne Martins de Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Angélica Maria de Oliveira Almeida Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Lívia Araújo Girão Universidade Estadual do Ceará
  • Consuelo Helena Aires de Freitas Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.38691

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus Tipo 2, Autocuidado, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Revisão integrativa com objetivo de identificar e analisar as evidências disponíveis na literatura acerca das intervenções de enfermagem para promoção do autocuidado às pessoas com diabetes mellitus tipo 2. A coleta de dados foi realizada na Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), MEDLINE (via EBSCO), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e SCOPUS. O levantamento dos artigos ocorreu nos meses de julho e agosto de 2015 por dois revisores independentes. A busca inicial identificou 239 artigos e, ao final, oito atenderam aos critérios de seleção. A educação em saúde destacou-se como campo estratégico para implementação das intervenções de enfermagem. As intervenções realizadas com acompanhamento do paciente e que disponibilizaram mais tempo de cuidado obtiveram resultados satisfatórios quanto às práticas de autocuidado.  A Teoria do Déficit de Autocuidado de Orem é indicada como um guia para direcionar o educador no autocuidado de diabéticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glória Yanne Martins de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Mestre em Cuidados Clínicos. Discente do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos, nível Doutorado, da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: gloria_yanne@hotmail.com.

Angélica Maria de Oliveira Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Discente do Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: angelica.almeidda@hotmail.com.

Ana Lívia Araújo Girão, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Mestre em Cuidados Clínicos. Professora Substituta da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: liviaag_@hotmail.com.

Consuelo Helena Aires de Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: consueloaires@yahoo.com.br.

Publicado

21/12/2016

Como Citar

1.
Oliveira GYM de, Almeida AM de O, Araújo Girão AL, Aires de Freitas CH. Intervenções de enfermagem para promoção do autocuidado de pessoas com diabetes tipo 2: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 21º de dezembro de 2016 [citado 28º de março de 2024];18:e1188. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/38691

Edição

Seção

Artigo de Revisão