Cuidado cotidiano da criança: necessidades e vulnerabilidades na perspectiva de mães adolescentes

Jaqueline Silva Santos, Marina Sayuri Yakuwa, Raquel Dully Andrade, Nayara Cristina Pereira Henrique, Débora Falleiros de Mello

Resumo


Este estudo objetivou analisar os cuidados às crianças na perspectiva de mães adolescentes, em busca da identificação de vulnerabilidades e necessidades no âmbito do cuidado de enfermagem. Trata-se de pesquisa exploratória com análise qualitativa temática indutiva dos dados, a partir de entrevistas gravadas com 20 mães adolescentes de crianças entre seis meses e menores de dois anos de idade, cadastradas e acompanhadas por equipes de Saúde da Família do município de Passos, Minas Gerais, Brasil. Os relatos maternos expressam aspectos sobre o cuidado cotidiano da criança, a atenção às suas necessidades, o enfrentamento de dificuldades e o reconhecimento de situações vulneráveis. O cuidado materno na adolescência apresentou-se como uma experiência singular, com relatos maternos que apontam aspectos a serem mais explorados pelos profissionais de saúde, em especial pela enfermagem, em busca de oferta de apoio e incremento da confiança materna.

Palavras-chave


Gravidez na Adolescência; Cuidado da Criança; Cuidados de Enfermagem; Saúde da Criança; Enfermagem de Atenção Primária

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v18.37864

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons A Revista Eletrônica de Enfermagem está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Logotipo do Ibict