Banco de termos para a prática clínica de enfermagem com idosos comunitários

Jorge Wilker Bezerra Clares, Maria Miriam Lima da Nóbrega, Maria Vilaní Cavalcante Guedes, Lúcia de Fátima da Silva, Maria Célia de Freitas

Resumo


Pesquisa metodológica que objetivou construir um banco de termos para a prática clínica de enfermagem com idosos acompanhados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família, com base em documentos oficiais sobre idosos publicados no Brasil, e na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), e validá-lo com enfermeiros especialistas da área. Foi desenvolvida no período de 2013 a 2014, baseada em análise documental, identificação, extração, normalização, validação e mapeamento cruzado de termos considerados relevantes para a prática clínica. Identificaram-se 332 termos, que foram submetidos ao processo de mapeamento cruzado, o que resultou em 271 constantes e 61 não constantes na CIPE® versão 2013. Espera-se que o uso desses termos possibilite a unificação da linguagem profissional do enfermeiro e a implementação da sistematização da assistência de enfermagem nesse nível de atenção.

Palavras-chave


Idoso; Vocabulário; Terminologia; Enfermagem; Atenção Primária à Saúde

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v18.37759

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons A Revista Eletrônica de Enfermagem está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Logotipo do Ibict