Qual o intervalo de tempo sugerido para a troca de luvas cirúrgicas? Uma revisão integrativa

Autores

  • Adriana Cristina de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Camila Sarmento Gama Universidade Federal de Minas Gerais
  • Patrícia Reis França Hospital Lifecenter

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.37036

Palavras-chave:

Luvas Cirúrgicas, Exposição a Agentes Biológicos, Procedimentos Cirúrgicos Operatórios

Resumo

A troca das luvas cirúrgicas durante o procedimento constitui uma importante medida para a manutenção da sua integridade e prevenção da infecção do sítio cirúrgico, entretanto existe pouco consenso quanto ao tempo para essas trocas. Objetivou-se identificar, analisar e sintetizar os achados disponíveis na literatura sobre o intervalo de tempo sugerido para a troca das luvas cirúrgicas durante as cirurgias com intuito de manter a sua integridade. Tratou-se de uma revisão integrativa de estudos publicados entre 2003 e 2016. Foram selecionados 19 artigos que abordaram a relação integridade da luva cirúrgica e seu tempo de uso. Os estudos apontaram a relação direta entre tempo da cirurgia e aumento do percentual de perfuração das luvas. Com base na análise realizada, sugere-se a troca em menos de 120 minutos para cirurgias do aparelho digestivo, ginecológicas e torácicas. A elaboração de protocolos relativos às diferentes especialidades cirúrgicas deve ser considerada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: adrianacoliveira@gmail.com.

Camila Sarmento Gama, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: camilasarmentogama@gmail.com.

Patrícia Reis França, Hospital Lifecenter

Enfermeira. Enfermeira do Hospital Lifecenter. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: patricia.rfranca@hotmail.com.

Publicado

21/12/2016

Como Citar

1.
Oliveira AC de, Gama CS, França PR. Qual o intervalo de tempo sugerido para a troca de luvas cirúrgicas? Uma revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 21º de dezembro de 2016 [citado 18º de abril de 2024];18:e1196. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/37036

Edição

Seção

Artigo de Revisão