Validação semântica de instrumento para identificação da prática de enfermeiros no manejo das radiodermatites

Marceila de Andrade Fuzissaki, Claudia Benedita dos Santos, Ana Maria de Almeida, Thais Oliveira Gozzo, Maria José Clapis

Resumo


Objetivou-se validar semanticamente o questionário “Cuidados com a pele nas radiodermatites”, desenvolvido no Brasil, para identificar a prática dos enfermeiros relacionada à prevenção e ao manejo das radiodermatites. O processo de validação semântica ocorreu em um hospital especializado em oncologia tendo como amostra 27 enfermeiros. O questionário foi bem aceito e considerado importante para avaliar a assistência prestada. Identificou-se dificuldade de compreensão referente a alguns itens além de ter sido atribuído pequena importância àqueles que indicavam produtos não recomendados na prática. Concluiu-se que a etapa de validação semântica, para a conclusão da elaboração do questionário “Cuidados com a pele nas radiodermatites”, foi imprescindível na medida em que criou um espaço em que os enfermeiros puderam dar sugestões, expor suas dificuldades de entendimento e também demonstrar aspectos considerados importantes por eles. Sua utilização permitirá identificar como o cuidado tem sido realizado e contribuirá para uma prática clínica baseada em evidências científicas.


Palavras-chave


Radioterapia; Radiodermatite; Prática Profissional; Estudos de Validação; Enfermagem Oncológica

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v18.35164

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons A Revista Eletrônica de Enfermagem está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Logotipo do Ibict