Determinantes intra e interpessoais da recaída de dependentes químicos

Autores

  • Aline Cristina Zerwes Ferreira
  • Juliana Czarnobay Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba
  • Letícia de Oliveira Borba Universidade Federal do Paraná
  • Fernanda Carolina Capistrano Universidade Federal do Paraná
  • Luciana Puchalski Kalinke Universidade Federal do Paraná
  • Mariluci Alves Maftum Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.34292

Palavras-chave:

Enfermagem Psiquiátrica, Saúde Mental, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias

Resumo

Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa realizada com 20 dependentes químicos em tratamento em um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas, cujo objetivo foi identificar os determinantes intra e interpessoais da recaída percebidos pelo dependente químico. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas e submetidos à Análise de Conteúdo e organizados em categorias segundo os determinantes preditivos de recaída. As recaídas ocorreram por determinantes intrapessoais, como a autoeficácia expressa pela autoconfiança em interromper o consumo de drogas; a expectativa de resultado pela antecipação dos efeitos prazerosos da droga; a motivação pela ausência de volição em interromper o consumo; o enfrentamento pela dificuldade de confrontar os problemas diários; os estados emocionais negativos e positivos; e a fissura. Os determinantes interpessoais expressos pelo apoio social relacionaram-se a influência de terceiros. A identificação destes determinantes no transcorrer do tratamento para favorecer a prevenção da recaída e a efetiva reabilitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Cristina Zerwes Ferreira

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Curitiba, PR, Brasil. E-mail: alinezerwes@gmail.com.

Juliana Czarnobay, Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba

Enfermeira. Enfermeira da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba. Curitiba, PR, Brasil. E-mail: julianaampare@gmail.com.

Letícia de Oliveira Borba, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR, Brasil. E-mail: leticia_ufpr@yahoo.com.br.

Fernanda Carolina Capistrano, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da UFPR. Enfermeira da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. São José dos Pinhais, PR, Brasil. E-mail: fernanda_capistrano@yahoo.com.br.

Luciana Puchalski Kalinke, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta da UFPR. Curitiba, PR, Brasil. E-mail: lucianakalinke@yahoo.com.br.

Mariluci Alves Maftum, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da UFPR. Curitiba, PR, Brasil. E-mail: maftum@ufpr.br.

Publicado

31/03/2016

Como Citar

1.
Ferreira ACZ, Czarnobay J, Borba L de O, Capistrano FC, Kalinke LP, Maftum MA. Determinantes intra e interpessoais da recaída de dependentes químicos. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2016 [citado 28º de março de 2024];18:e1144. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/34292

Edição

Seção

Artigo Original