Conhecimento, atitude e prática dos cuidadores de crianças e adolescentes em hemodiálise ou diálise peritoneal

Autores

  • Alexciana Farias Batista Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
  • Maria de Fátima Costa Caminha Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
  • Carla Cristina Silva Hospital São João de Deus
  • Clécia Cristiane da Silva Sales Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.34269

Palavras-chave:

Cuidadores, Enfermagem, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde

Resumo

Objetivou-se avaliar o conhecimento, atitude e prática dos cuidadores de crianças e adolescentes com doença renal crônica em hemodiálise ou diálise peritoneal e associá-los às condições socioeconômicas. Estudo de corte transversal, tipo inquérito que avalia Conhecimento, Atitude e Prática, realizado com 30 cuidadores. As diferenças das médias dos escores, segundo as condições socioeconômicas, foram comparadas através do Teste t de Student ou ANOVA; considerando como significativo, p <0,05. Os cuidadores apresentaram dificuldades relacionadas ao conhecimento, atitude e prática. Observou-se diferença estatisticamente significativa na dimensão do conhecimento relacionado ao tipo de moradia (p=0,001) e escolaridade (p=0,014). No que se refere à atitude, não houve significância. Com relação à prática, obteve-se diferença estatística quanto ao piso da moradia (p=0,015). Condições socioeconômicas estão associadas ao conhecimento e a prática dos cuidadores de crianças e adolescentes com doença renal crônica em hemodiálise ou diálise peritoneal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexciana Farias Batista, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Enfermeira. Discente do Programa de Residência em Enfermagem em Nefrologia pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Recife, PE, Brasil. E-mail: alexci_2007@hotmail.com.

Maria de Fátima Costa Caminha, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Enfermeira, Doutora em Nutrição. Docente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Recife, PE, Brasil. E-mail: fatimacaminha@imip.org.br.

Carla Cristina Silva, Hospital São João de Deus

Enfermeira. Supervisora de Enfermagem da Unidade II do Hospital São João de Deus. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: silvamr.carla@gmail.com.

Clécia Cristiane da Silva Sales, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Enfermeira, Mestre em Saúde Materno Infantil. Gerente da Unidade Renal Pediátrica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Recife, PE, Brasil. E-mail: cleciacristiane@yahoo.com.br.

Publicado

30/06/2016

Como Citar

1.
Batista AF, Caminha M de FC, Silva CC, Sales CC da S. Conhecimento, atitude e prática dos cuidadores de crianças e adolescentes em hemodiálise ou diálise peritoneal. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2016 [citado 28º de março de 2024];18:e1164. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/34269

Edição

Seção

Artigo Original