O envolvimento do paciente na segurança do cuidado: revisão integrativa

Autores

  • Thaynara de Oliveira Silva Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Ana Lúcia Queiroz Bezerra Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde
  • Cristiane Chagas Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.33340

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Doença Iatrogênica, /prevenção & controle, Enfermagem

Resumo

Trata-se de revisão integrativa que objetivou levantar as estratégias adotadas pelas instituições de saúde, que envolvem o paciente no cuidado, como barreira para a prevenção de incidentes. Realizou-se busca nas bases MEDLINE, LILACS, CINAHL e PUBMED, utilizando os descritores “segurança do paciente”, “iatrogenia”, “erro médico” e “envolvimento”. Incluíram-se publicações na íntegra, entre 2003 e março de 2016, nos idiomas inglês, espanhol ou português. Constatou-se que a comunicação efetiva e o desenvolvimento da autonomia do paciente são as estratégias mais defendidas. O nível de evidência dos estudos se limitaram a quatro e seis. A avaliação ou descrição de práticas institucionais que envolvem o paciente na sua segurança emerge como lacuna do conhecimento científico. O impacto desta revisão está em constatar a necessidade de estudos randomizados para identificar intervenções efetivas, direcionando as instituições de saúde para a mudança da cultura organizacional, com foco na segurança e no cuidado centrado no paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaynara de Oliveira Silva, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Discente do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: thaynara_50@hotmail.com.

Ana Lúcia Queiroz Bezerra, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: analuciaqueiroz@uol.com.br.

Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil. E-mail: ttb.paranagua@gmail.com.

Cristiane Chagas Teixeira

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: cc-teixeira@hotmail.com.

Publicado

30/06/2016

Como Citar

1.
Silva T de O, Bezerra ALQ, Paranaguá TT de B, Teixeira CC. O envolvimento do paciente na segurança do cuidado: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2016 [citado 28º de março de 2024];18:e1173. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/33340

Edição

Seção

Artigo de Revisão