Boas práticas em partos domiciliares: perspectiva de mulheres que tiveram experiência de parto em casa

Autores

  • Clara Fróes de Oliveira Sanfelice Universidade Estadual de Campinas
  • Antonieta Keiko Kakuda Shimo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.31494

Palavras-chave:

Parto Humanizado, Enfermagem Obstétrica, Parto Domiciliar.

Resumo

Pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva cujo objetivo foi identificar as boas práticas de partos domiciliares na perspectiva de mulheres que pariram em casa. Os dados foram colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas em 2014, audiogravadas e imediatamente transcritas. A amostra foi composta por 14 mulheres que tiveram uma experiência de parto em casa, planejado e assistido, na cidade de Campinas-SP e região. As falas foram analisadas segundo o método de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados originaram quatro categorias emergentes: estrutura ambiental favorável; liberdade de escolhas; apoio e suporte emocional; e comprometimento da equipe de saúde. Tais achados sugerem que os profissionais que prestam assistência à parturiente, tanto no modelo de atendimento domiciliar como no hospitalar, valorizam esses aspectos buscando melhorias na qualidade da assistência. Lacunas relacionadas à satisfação das mulheres, aspectos positivos da experiência, dificuldades vivenciadas, desfechos obstétricos e neonatais indicam possibilidades para novos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Fróes de Oliveira Sanfelice, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Enfermeira do Centro Obstétrico do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil. E-mail: c023389@dac.unicamp.br.

Antonieta Keiko Kakuda Shimo, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil. E-mail: akkshimo@unicamp.br.

Publicado

30/06/2016

Como Citar

1.
Sanfelice CF de O, Shimo AKK. Boas práticas em partos domiciliares: perspectiva de mulheres que tiveram experiência de parto em casa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2016 [citado 28º de março de 2024];18:e1159. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/31494

Edição

Seção

Artigo Original