A CAPOEIRA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO APRIMORAMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • Adilson Domingos dos Reis Filho Universidade de Cuiabá
  • Juliana Aparecida de Paula Schuller Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i2.7532

Palavras-chave:

Coordenação Motora, Síndrome de Down, Capoeira

Resumo

O referido estudo aborda pessoas com deficiência, em particular os com Síndrome de Down (SD), teve como objetivo analisar a influência do treinamento de capoeira na coordenação motora, explorando as valências da motricidade fina, motricidade global e equilíbrio, para tanto utilizados a bateria de testes da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) para comparar a evolução dos voluntários após os treinos. Após 10 semanas de intervenção conseguimos observar sensível melhora em alguns testes, contudo em outros não foi observado nenhuma modificação, assim, concluímos que mais estudos serão necessários para a confirmação da eficácia do treinamento com a capoeira para tal população, o tempo reduzido de intervenção e a amostra pequena, foram nossos principais fatores limitantes.

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Biografia do Autor

Adilson Domingos dos Reis Filho, Universidade de Cuiabá

Faculdade de Educação Física-UNIC

Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo-LAFIME/UFMT

Juliana Aparecida de Paula Schuller, Universidade Federal de Mato Grosso

Faculdade de Educação Física-UFMT

Publicado

2010-09-01

Como Citar

REIS FILHO, A. D. dos; SCHULLER, J. A. de P. A CAPOEIRA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO APRIMORAMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 2, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v13i2.7532. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/7532. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais