DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E A EDUCAÇÃO FÍSICA: LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS E CIENTÍFICAS DOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Autores

  • Andreia Cristina Metzner Centro Universitário UNIFAFIBE
  • Juliana Cesana Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.
  • Alexandre Janotta Drigo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.42252

Palavras-chave:

Educação Física. Diretrizes Curriculares Nacionais. Legislação.

Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar e analisar as produções científicas e acadêmicas produzidas nos últimos dez anos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais na área de Educação Física. As bases de dados consultadas foram: P@rthenon e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Utilizamos dois termos de busca “Diretrizes Curriculares Nacionais” e “Educação Física”. Foram localizados 06 artigos, 18 dissertações e 5 teses, no período de 2006 a 2015. Notamos uma grande concentração de trabalhos nos últimos cinco anos. Os assuntos relacionados as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Educação Física envolveram prioritariamente as questões de saúde e currículo. Os resultados apontam a necessidade de revigoramento da produção acadêmica e científica sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Cristina Metzner, Centro Universitário UNIFAFIBE

Possui graduação em Educação Física (Bacharelado) pela Universidade Federal de São Carlos (1998), graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (2004). Atualmente é professora dos Cursos de Educação Física e Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro e professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo e Formação de Professores.

Juliana Cesana, Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

É Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP - Rio Claro (2001), possui mestrado em Ciências da Motricidade pela mesma Instituição (2005) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Foi professora efetiva da Escola Estadual Risoleta Lopes Aranha (2006 a 2008) nos ensinos fundamental 2º ciclo e médio, e atuou como professora eventual nas escolas de Educação Infantil do município de Rio Claro (2002). Participou de projeto de intervenção multidisciplinar junto à EMEIEF Maria Apparecida de Lucca Moore (Limeira - SP) na produção de material didático de educação física para a educação infantil e ensino fundamental 1º ciclo. No ensino superior atuou como professora substituta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho desde o ano de 2004 até o ano de 2011 nas disciplinas de Prática de Ensino (Estágio Curricular Supervisionado) e Educação Física Escolar para o curso de Licenciatura em Educação Física, e também na Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2012), nas disciplinas Educação Física Infantil, Jogos Esportivos Coletivos, Práticas Esportivas e Pedagogia das Lutas e Artes Marciais. Atualmente é professora do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos/SP, UNIFEB, com as disciplinas Educação Física na Educação Infantil, Atividades Corporais Alternativas na Educação Física Escolar, Supervisão de Estágio (Bacharelado e Licenciatura), e Projetos Integrados VI. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Campo de Trabalho, pesquisando principalmente sobre os seguintes temas: "práticas corporais alternativas", currículo, ensino de Educação Física e artes marciais.

Alexandre Janotta Drigo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Doutorado em Educação Física pelo DCE da FEF/ Unicamp (2007). Atualmente está credenciado como Docente e orientador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade pela UNESP, Campus Rio Claro. Tem experiência na área de Educação Física e Biologia, com ênfase na Formação Profissional em Educação Física, atuando principalmente com os seguintes temas: Judô, Artes Marciais, Formação Profissional e Sociologia da Educação Física, Ética e Filosofia, e Metodologia do Treinamento Desportivo.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

METZNER, A. C.; CESANA, J.; DRIGO, A. J. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E A EDUCAÇÃO FÍSICA: LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS E CIENTÍFICAS DOS ÚLTIMOS 10 ANOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i4.42252. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42252. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Diretrizes Curriculares