PREVALÊNCIA DE INATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES E SUA ASSOCIAÇÃO COM VARIÁVEIS SOCIOCULTURAIS

Autores

  • ALVARO ADOLFO DUARTE ALBERTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
  • AYLTON JOSÉ FIGUEIRA JUNIOR UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.35317

Palavras-chave:

Inatividade Física. Fatores de Risco. Adolescência. Promoção da Saúde.

Resumo

Objetivou-se estimar a prevalência de inatividade física em adolescentes e analisar sua associação com variáveis socioculturais. A amostra foi constituída por 1.060 adolescentes. A inatividade física foi mensurada com o IPAQ versão curta e as informações socioculturais analisadas foram obtidas através de uma entrevista. Os resultados indicam que 69,5% dos adolescentes de ambos os sexos foram classificados como inativos fisicamente. As variáveis associadas à inatividade física foram o local de nascimento do pai, morar apenas com a mãe, não ser estimulado pelo professor e não consumir alimentos saudáveis. Conclui-se que a prevalência de inatividade física em adolescentes foi elevada e parecem sofrer influência dos fatores socioculturais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALVARO ADOLFO DUARTE ALBERTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Possui Doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas TadeuSP(2014), Mestrado emEducação Física pela Universidade de Matanzas Cuba(2001), título revalidado no Brasil pelaUniversidade Federal de Santa CatarinaUFSC,especialização em Educação Física Escolar pelaUniversidade Salgado Oliveira (1996) e graduação em Educação Física pela Universidade do Estado doPará (1982). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal do Amapá UNIFAP/ Colegiado doCurso de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase no ensino fundamental,médio e superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Formação deProfessores, Atividade Física na Promoção de Saúde e Lazer.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2887769567729209

AYLTON JOSÉ FIGUEIRA JUNIOR, UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

Possui graduação em Educação Física e Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutor pela mesma Universidade (2009). Atualmente é professor de curso da graduação e do programa de Mestrado/Doutorado em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Docente de curso de graduação em Educação Física do UniFMU. Membro do American College of Sports Medicine e do International Physical Activity and Environmental Network. Atua na áreas de pesquisa em Educação Física, na discussão da atividade física, aptidão física e adaptação humana, em adolescentes e adultos. Recentemente tem estudado os aspectos relacionados as Doenças Crônicas, Qualidade de Vida, Atividade Física e Saúde. Membro da Comissão de Especialistas do Conselho Estadual de Educação de São Paulo para avaliação de Cursos Superiores, Consultor Ad-hoc da FAPESP.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1107427417348652

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

DUARTE ALBERTO, A. A.; FIGUEIRA JUNIOR, A. J. PREVALÊNCIA DE INATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES E SUA ASSOCIAÇÃO COM VARIÁVEIS SOCIOCULTURAIS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i4.35317. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35317. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais