A CULTURA CORPORAL POPULAR COMO CONTEÚDO DO CURRÍCULO MULTICULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Marcos Garcia Neira Faculdade de Educação da USP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.1699

Palavras-chave:

Multiculturalismo, cultura popular, currículo

Resumo

Com a democratização do acesso, a escola acolheu múltiplas identidades culturais. Historicamente, os conhecimentos dos grupos desprovidos de poder foram negligenciados no currículo e a cultura dominante prevaleceu, despontando como urgente a realização de estudos que indiquem caminhos para a transformação desse quadro. Esta pesquisa-ação busca desenvolver um currículo multicultural para a Educação Física a partir do patrimônio da cultura corporal popular. Os resultados, obtidos por meio da análise crítica da experiência, indicam que os conteúdos da cultura popular e a metodologia de ensino inspirada na etnografia proporcionaram o fortalecimento da identidade cultural da comunidade.

Palabras-chave: Multiculturalismo – cultura popular – currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Garcia Neira, Faculdade de Educação da USP

Doutor em Educação pela USP Pós-doutorado em Currículo pela Universidade do Minho, Portugal Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP

Downloads

Publicado

2008-03-14

Como Citar

NEIRA, M. G. A CULTURA CORPORAL POPULAR COMO CONTEÚDO DO CURRÍCULO MULTICULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 81–89, 2008. DOI: 10.5216/rpp.v11i1.1699. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/1699. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção Livre