A DANÇA NA PERSPECTIVA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Neusa Dendena Kleinubing Unochapecó
  • Gizéli Servo
  • Ricardo Rezer Unochapecó.
  • Marizete Lemes da Silva Matiello Unochapecó.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i3.14532

Palavras-chave:

Dança, Educação Física, Ensino Médio, Abordagem crítico-emancipatória.

Resumo

Este texto apresenta reflexões derivadas de uma pesquisa desenvolvida com jovens do ensino médio em uma escola da rede pública estadual. O objetivo é analisar uma proposta de ensino da dança para o Ensino Médio, com base na abordagem crítico-emancipatória (KUNZ, 1991, 2001). Essa pesquisa fundamentou-se nos princípios da pesquisa-ação como forma de intervenção e produção de conhecimento junto aos colaboradores desse estudo. Os resultados destacam a importância da inclusão da dança enquanto conteúdo da Educação Física no Ensino Médio, compreendendo-a como possibilidade de articulação entre os elementos das culturas juvenis e os saberes a serem adquiridos com essa prática, visualizando um fazer na/em dança mais consciente e crítico.


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Biografia do Autor

Neusa Dendena Kleinubing, Unochapecó

Mestre em Educação Física (UFSC), Professora da Unochapecó.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4705035J5

Gizéli Servo

Licenciada em Educação Física (Unochapecó).

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4443494J5

Ricardo Rezer, Unochapecó.

Doutor em Educação Física (UFSC).Professor da Unochapecó. 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4705646A1

Marizete Lemes da Silva Matiello, Unochapecó.

Especialista em Educação Física (Unochapecó). Professora da Unochapecó. 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4737788A0

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Publicado

2012-09-24

Como Citar

KLEINUBING, N. D.; SERVO, G.; REZER, R.; MATIELLO, M. L. da S. A DANÇA NA PERSPECTIVA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 3, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i3.14532. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/14532. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais