A administração simbólica nas organizações: uma nova forma de religião?

Autores

  • KÁTIA BARBOSA MACEDO UCG

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v9i1.221

Resumo

Resumo: O texto objetiva discutir a administração simbólica nas organizações, tecendo um paralelo entre suas práticas e as práticas religiosas. Para isso, contextualiza as relações sociais vigentes na sociedade atual, e como elas constituem o pano de fundo necessário para que técnicas de administração simbólica encontrem terreno fértil para sua utilização pelas organizações modernas. Utiliza a psicossociologia e a psicodinâmica como base teórica, enfatizando a abordagem de Max Pagès e colaboradores, que, além de conceituar, descrevem as técnicas empregadas pelas organizações para desenvolver uma gestão simbólica a serviço da ideologia para manter o status quo, e produzir trabalhadores disciplinados, obedientes e alienados. Partindo de Dejours, discute as estratégias defensivas dos trabalhadores para lidar com o sofrimento. Palavras-chave: psicossociologia; psicodinâmica; organizações; simbolismo; religião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

KÁTIA BARBOSA MACEDO, UCG

Professora dos departamentos de Administração e Psicologia, nível de Graduação e Mestrado da Universidade Cató- lica de Goiás, doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. katia_macedo@cultura. com.br.

Downloads

Publicado

2017-07-21

Como Citar

MACEDO, K. B. A administração simbólica nas organizações: uma nova forma de religião?. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 131–142, 2017. DOI: 10.5216/sec.v9i1.221. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/221. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê