Imagem corporal de adolescentes: um estudo sobre as relações de gênero e influência da mídia

Autores

  • Vivianne Oliveira Gonçalves Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Juan Parra Martínez Faculdade de Ciências da Atividade Física e do Esporte, da Universidade de Castilla-La Mancha, Toledo, Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.5216/31792

Palavras-chave:

Imagem corporal. Adolescência. Gênero. Mídia.

Resumo

O objetivo do estudo é conhecer as diferenças de gênero em uma amostra de adolescentes em relação à percepção da imagem corporal e percepção da influência da mídia, através de uma abordagem quanti-qualitativa. Foram utilizados o BodyShapeQuestionnaire (BSQ), o Cuestionario de Influencias del Modelo Estético Corporal (CIMEC-26) e o grupo de discussão como técnica de coleta de dados. Os resultados indicam a existência de uma maior insatisfação corporal, assim como maior influência da mídia em adolescentes do sexo feminino. Além disso, os discursos dos grupos de discussão ressaltam uma grande variedade de mediadores na construção da imagem corporal na atualidade: a norma da magreza, a inexistência de uma diversidade de roupas que se adaptem aos diferentes corpos, o impacto da influencia da mídia e a evidência social de que as pessoas magras são mais aceitas em todas as esferas sociais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivianne Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Doutora em Ciências do Esporte pela Faculdade de Ciências do Esporte de Toledo, da Universidade de Castilla-La Mancha, Toledo, Espanha. Mestre em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física, da Universidade de Campinas. Docente dos cursos de Educação Física da Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí.

Juan Parra Martínez, Faculdade de Ciências da Atividade Física e do Esporte, da Universidade de Castilla-La Mancha, Toledo, Espanha.

Doutor en Ciências da Educação pela Faculdade de Educação, da Universidade Nacional de Educação à Distância (UNED-Madrid), Professor Associado dos Programas de Pós-Graduação Mestrado Universitário em Investigação em Ciências do Esporte, Doutorado em Ciência do Esporte, e da Faculdade de Ciências da Atividade Física e do Esporte, da Universidade de Castilla-La Mancha, Toledo, Espanha.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

GONÇALVES, V. O.; MARTÍNEZ, J. P. Imagem corporal de adolescentes: um estudo sobre as relações de gênero e influência da mídia. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 17, n. 2, p. 139–154, 2014. DOI: 10.5216/31792. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/31792. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos