O uso de informações de pesquisa de marketing pelas agências de comunicação do Vale do Paraíba-SP

Autores

  • Flávia Chaves Valentim Rodrigues Universidade de Taubaté
  • Luis Fernando Zulietti Fundação Álvares Penteado - FAAP
  • Monica Franchi Carniello Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v16i1.24606

Palavras-chave:

comunicação publicitária. pesquisa de marketing. agências de comunicação. mercado regional.

Resumo

Os mercados publicitários do interior,com destaque ao estado de São Paulo, tem adquirido maior representatividade como aumento dos investimentos em mídia, o que amplia a necessidade de maiorprofissionalização da gestão das agências.  O objetivo foi verificar como as agências depropaganda sediadas no Vale do Paraíba - SP fazem uso de informações geradaspor pesquisa de marketing para tomada de decisão e fundamentação das campanhaspublicitárias que desenvolvem para seus clientes.  A pesquisa caracteriza-se como exploratória,de abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais de agências de publicidade da região estudada. Verificou-seque os gestores das agências selecionadas como amostra compreendem a relevânciada pesquisa de marketing, no entanto o uso ainda é limitado por questão decustos, falta de credibilidade em fornecedores regionais, falta de conhecimentodos anunciantes sobre pesquisa e pela ampla gama de informação públicaexistente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Chaves Valentim Rodrigues, Universidade de Taubaté

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional - Universidade de Taubaté

Luis Fernando Zulietti, Fundação Álvares Penteado - FAAP

Doutor em Sociologia - PUC

Monica Franchi Carniello, Universidade de Taubaté

Doutora em Comunicação e Semiótica. Docente do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté. Bolsista da Funadesp.

Downloads

Publicado

2013-09-24

Como Citar

RODRIGUES, F. C. V.; ZULIETTI, L. F.; CARNIELLO, M. F. O uso de informações de pesquisa de marketing pelas agências de comunicação do Vale do Paraíba-SP. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 16, n. 1, p. 50–66, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v16i1.24606. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24606. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos