Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Comunicação & Informação é um periódico científico semestral do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Além das publicações semestrais a Revista contará, sempre que conveniente, com uma edição especial anual.

A Revista abrange várias temáticas, como mídia e processos culturais, cidadania, informação, novas tecnologias, poder e sociedade, estudos interdisciplinares, comunicação e divulgação científica, além de novas tendências da pesquisa em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Cinema, Ciência da Informação e Gestão da Informação.

Tem como objetivo ser um importante veículo publicado no Brasil para divulgação de pesquisa de qualidade na área. Trata-se de uma publicação de trabalhos inéditos, podendo aprovar artigos de áreas correlatas. Entende-se por trabalhos inéditos aqueles que não tenham sido publicados, ou não estejam em processo de avaliação em outros periódicos. Serão aceitos trabalhos apresentados em eventos científicos, desde que adequados às normas da Revista.

A revista também  publicará, sistematicamente, os resumos de dissertações aprovadas no PPGCOM/UFG. Este periódico é publicado na versão eletrônica, mas poderá, eventualmente, ter uma versão no formato impresso, ambos sem fins lucrativos e de acesso livre e aberto. A versão impressa, quando publicada, será distribuída para pesquisadores, profissionais, bibliotecas e instituições governamentais de todo o Brasil, que tenham atuação no campo da comunicação e informação.

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Palestra

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Caderno Casadinho Procad UFG - UFRJ

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O caráter científico de uma revista, bem como a qualidade do que se é veiculado, depende da qualificação dos seus avaliadores. A Revista Comunicação & Informação conta com um corpo editorial científico de destacado nível acadêmico.
Todos os artigos submetidos para publicação na revista são apreciados pelo corpo editorial em um sistema double blind , isto é, haverá dois avaliadores anônimos para os autores e que igualmente não receberão qualquer informação sobre os autores e os demais avaliadores.
Além disso, a escolha dos avaliadores é feita pelo editor responsável e por, pelo menos, um editor associado que tenha mais familiaridade com a área temática do artigo. Todas as avaliações são lidas pelo editor e por um dos editores associados, que produzem uma opinião final sobre o artigo e sobre as alterações necessárias, conforme o caso.

 

Periodicidade

A Revista Comunicação e Informação é uma publicação semestral, devendo ser publicada nos meses de Junho e Novembro. Os prazos para submissão de artigo pelo(s) autor(es) são: número a ser publicado em Junho: 15 de março; número a ser publicado em Novembro: 15 de agosto. Esses prazos podem ser alterados, considerando a demanda de trabalhos submetidos.

 

Política de Acesso Livre

Todos os artigos da revista estão disponíveis para acesso aberto e livre recuperação. Os autores detêm responsabilidades pelo conteúdo de seus artigos. Os direitos autorais devem ser respeitados e os artigos devem ser propriamente citados. Os artigos podem ser parcial ou totalmente reproduzidos para fins não lucrativos. Permissão para o uso para propósitos lucrativos devem ser obtidos junto ao editor chefe da revista.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS (Lots Of Copies Keep Stuff Safe) para criar um sistema de arquivos para compartilhamento, bem como arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Além disso, aos artigos publicados na revista, serão atribuídos o DOI (Digital object identifier), um número padrão  de identificação dos objetos digitais. Saiba mais...

 

 

Política de retratação

A equipe do periódico mantém os leitores e colaboradores informados sobre as medidas tomadas para assegurar fundamentos e o processo de avaliação, deixando o acesso as políticas editoriais disponível e atualizado.  Desta maneira, em caso de detecção de fraudes ou plágio nos trabalhos durante a avaliação prévia a Revista irá rejeitar o manuscrito e irá contatar o (os) autor (es) para que possa (m) esclarecer ou retratar-se do problema.

Em caso de detecção de problemas em artigos já publicados a Revista irá recolher o estudo e publicará nota editorial informando aos leitores o motivo da retratação.

 

Política Anti-Plágio

Antes de serem enviados aos pares, os artigos submetidos à revista Comunicação & Informação serão verificados por softwares para identificação de plágio. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros autores que eles sejam devidamente citados. Praticar plágio em todas as suas formas é um comportamento editorial antiético e inadmissível. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às possíveis não conformidades apontadas pelos softwares utilizados.

Caso o plagio seja realmente comprovado, o(s) autore (s) envolvidos não poderão mais submeter artigos para a revista Comunicação & Informação.

A revista Comunicação & Informação utiliza o software PLAGIUS para avaliação quanto ao teor de plágio dos trabalhos submetidos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente seu conteúdo ao público de maneira a democratizar o conhecimento. Os textos publicados serão licenciados sob a Licença Creative Commons, sendo possível a qualquer interessado compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material), desde que seja dado o crédito apropriado aos autores, indicar se houve modificações e não seja usado com caráter comercial.

 

Indexadores

A revista Comunicação & Informação está indexada em:

BRAPCI | http://www.brapci.ufpr.br

Latindex | http://www.latindex.unam.mx

Portal de Periódicos da Capes | www.periodicos.capes.gov.br

Livre |http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre#

 

Regulamento da Revista

O regulamento da revista Comunicação & Informação pode ser acessado aqui.