Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. Também não serão aceitos artigos e resumos expandidos publicados integral ou parcialmente  em parcialmente em eventos.  Para reconhecimento do ineditismo o conselho Editoral utilizarão programa específico para identificar as correspondências de texto
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 4 MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte Times New Roman 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto. As imagens usadas no decorrer do texto devem também ser enviadas em documento a parte e em formato que permita total legibilidade.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • Os direitos autorais serão cedidos para o Boletim Goiano de Geografia.

Diretrizes para Autores

  • O texto deve estar salvo em formato Microsoft Word. Os metadados deverão ser preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição de vínculo, endereço postal, telefone, e-mail.
  • Os textos devem ser apresentados conforme o Template
  • A extensão do texto poderá variar de 10 até 20 páginas, sob risco de recusa automática.
  • O trabalho não pode ultrapassar o número de 3 autores.
  • Não serão aceitas mais de uma contribuição de autor por ano a contar da data de submissão do primeiro artigo. Será dada prioridade, na publicação e no fluxo de publicação, para autores que não publicaram nos dois anos anteriores a data de submissão do artigo. 
  • O texto deve ser redigido em português ou espanhol e ser acompanhado de resumos (não usar tradutor automático) com o máximo de 250 palavras e títulos em português, inglês, espanhol ou francês (resumos em três línguas), seguido das palavras-chave e key words, palabras claves ou mots clés. Sugere-se o número de 3 a 4 palavras-chaves, atentando-se para o conteúdo do texto.
  • No momento da submissão dos trabalhos solicitamos o envio das declarações de tradução dos resumos
  • Recomenda-se realizar a revisão prévia do artigo, bem como dos resumos, com profissionais especializados. Após o aceite do artigo, exige-se a revisão ortográfica por profissional especializado, com apresentação de declaração de revisão ortográfica emitida por profissional especializado.
  • Deve ser encaminhada na submissão, na forma de documento suplementar, a Declaração de Contribuição Individual para artigos com dois ou três autores. O modelo pode ser encontrado na aba Sobre e em Políticas Editorias ao fim da página.
  • A fonte tipográfica deve ser Times New Roman, corpo 12, com espaço duplo entre linhas. Margens inferiores e superiores de 2 e 2,5 cm, esquerda e direita de 3 e 2,5 cm, respectivamente. A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas, sendo obrigatória a introdução e as considerações finais.
  • As figuras (desenhos, gráficos, mapas, esquemas, fotografias e cromos) e suas legendas deverão ser enviadas preferencialmente coloridas, de modo a permitir uma perfeita legibilidade, em dimensões nunca superiores a 12 cm X 16 cm.
  • Os arquivos de figuras devem ser enviados em formato COREL, WMF, BMP ou TIFF no corpo do texto e em arquivo separado, com resolução mínima de 300 dpi's. Os arquivos devem ser incluídos como documentos suplementares.
  • Em caso de pesquisa financiada por agência de fomento, inserir nota no final do artigo informando o tipo de fomento (financiamento de mestrado ou doutorado, agências federais, estaduais, municipais ou mesmo internacionais, empresas privadas, etc.) e a data de vigência do financiamento.
  • As referências, ao final do artigo, deverão ser organizadas, obrigatoriamente, de acordo com a versão 2 corrigida da NBR 6023:2018 da ABNT, que incorpora a errata de 2020. A forma correta para as citações (diretas e indiretas) devem seguir a NBR 10520:2023.
  • Submissões que se apresentarem fora das normas da revista, não apresentarem os documentos suplementares (quando necessários) serão arquivadas.
  • No ato da submissão do arquivo o autor deve obrigatoriamente cadastrar o nome completo de todos os autores, código ORCID, bem como sua afiliação institucional, no campo Metadados de acordo com a ordem de autoria apresentada no trabalho. Não será permitida a alteração da ordem, inclusão e/ou exclusão de autor(es) após o início do processo de avaliação.
  • Indicar três nomes de avaliadores (nome completo, e-mail e afiliação institucional) no campo "Comentários para o Editor". Os avaliadores indicados devem ser pesquisadores de reconhecida competência no tema do trabalho e que não tenham participado do desenvolvimento do artigo submetido. Não devem ser indicados avaliadores da mesma instituição de origem do(s) autore(s) da submissão, visando evitar conflito de interesses.
  • Trabalhos que utilizaram seres humanos como objeto de estudo devem indicar no texto do manuscrito o número da aprovação do projeto pelo Comitê de Ética. O Parecer de aprovação do Comitê de Ética deve ser apresentado como documento suplementar no ato de submissão do manuscrito no sistema.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.