“2086”: a imagem entre a vigilância e a contemplação

Autores

  • Fernando Gerheim Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

Este artigo relata o processo de concepção e realização do vídeo “2086” (2012) com os alunos de um curso de graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Isolamos um dos elementos que inscrevem a imagem – a sua captação pela câmera – e o utilizamos como um componente de linguagem. Em oposição à “imagem imersiva” da Realidade Virtual, nomeamos essa imagem “emersiva”. Contradizendo a ideia de transmissão imediata, ela torna a imagem em vídeo em um momento de transformação. Chamamos o grupo de Perímetro Móvel. 

Palavras-chave: vídeo-vigilância, imagem emersiva, Perímetro Móvel

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Gerheim, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor da UFRJ – ECO (Escola de Comunicação), professor do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC - ECO) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV - EBA).

Referências

“Velho mito da imagem total, que remonta a um passado distante, talvez ao nascimento mesmo das imagens, às origens da ideia de representação (‘Um mundo à sua imagem’). Uma ideia divina, como todos sabem.” (DUBOIS, 2004, p. 53)

"Em suma, a dimensão mimética da imagem corresponde a um problema de ordem estética, e não é sobredeterminada pelo dispositivo tecnológico em si mesmo. Todo dispositivo tecnológico pode, com seus próprios meios, jogar com a dialética entre semelhança e dessemelhança, analogia e desfiguração, forma e informe. A bem da verdade, é exatamente este jogo diferencial e modulável que é a condição da verdadeira invenção em matéria de imagem: a invenção essencial é sempre estética, nunca técnica." (DUBOIS, 2004, p. 57)

. "A retórica indexical do passado fotoquímico pré-digital do cinema, portanto, sobrevive na era digital, ainda que relançada sob a forma da indexicalidade temporal da imagem vigilante em tempo real.” (LEVIN, 2009, p. 190)

Downloads

Publicado

2017-02-01

Como Citar

GERHEIM, F. “2086”: a imagem entre a vigilância e a contemplação. Visualidades, Goiânia, v. 14, n. 2, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/38159. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de Pesquisa