Aplicação das técnica espectroscópicas de RMN e IV e de métodos qumiométricos na quimiotaxonomia de liquens

Autores

  • Glaucia Braz Alcantara

Palavras-chave:

Espectroscopia de infravermelho, liquens, quimiometria, quimiotaxonomia, ressonância magnética nuclear, RMN HR-MAS.

Resumo

O trabalho descreve a análise quimiotaxonômica de liquens a partir da utilização das técnicas de Ressonância Magnética Nuclear, RMN HR-MAS (High Resolution – Magic Angle Spinning) e em solução, e espectroscopia na região do infravermelho (IV), aliadas aos métodos quimiométricos. As análises foram efetuadas empregando-se um conjunto de 11 espécies de liquens distribuídas em duas famílias e seis gêneros. Os espectros de RMN HR-MAS, obtidos a partir do material vegetal intacto, possibilitaram, juntamente com a quimiometria, a discriminação entre famílias, gêneros e espécies, além de um percentual de classificação muito satisfatório (70,8%). As substâncias analisadas compreendem a classe dos carboidratos de baixa massa molecular, os polióis. As análises de RMN em solução, correspondentes aos extratos brutos, permitiram a discriminação de gêneros e espécies
e a classificação foi excelente (88,9%). Na análise em que os metabólitos secundários de liquens são avaliados, realizou-se a identificação, em mistura, de algumas substâncias. A análise por IV, obtida a partir do material intacto, destacou-se por seu excelente poder de classificação de amostras (100% de predições corretas), com discriminação entre gêneros e espécies. A aplicação comparativa dessas técnicas espectroscópicas corrobora os resultados obtidos separadamente e aponta para a grande potencialidade do IV em análises quimiotaxonômicas de liquens, por sua rapidez e baixo custo, embora as técnicas de RMN sejam muito atrativas quando se deseja análise minuciosa do perfil espectral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucia Braz Alcantara

Bolsista de informática da RBN

Downloads

Publicado

27-02-2009

Como Citar

ALCANTARA, G. B. Aplicação das técnica espectroscópicas de RMN e IV e de métodos qumiométricos na quimiotaxonomia de liquens. Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 69–70, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/RBN/article/view/5629. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumo de Tese